7 mandamentos de um divino assador

domingo, 7 de novembro de 2010

Eis as sete regras básicas do divino assador:

  1. Do calor. A churrasqueira tem que estar muito QUENTE. Faça o fogo pelo menos uma hora antes de sequer pensar em colocar a carne.
  2. Do fogo. O carvão deve estar num canto da churrasqueira, não no meio (…). Durante o processo, faça como os políticos: puxe a brasa para o seu lado.
  3. Do combustível. O ideal é fazer fogo com lenha de angico ou de laranjeira, que são madeiras suavemente perfumadas, mas as draconianas leis ambientais brasileiras não permitem que esse tipo de árvore seja usada para fazer fogo. O jeito é usar o vulgar carvão.
  4. Do tipo de carvão. tem de ser sempre, eu disse SEMPRE, seco. (…). Cada pedra de carvão deve ser do tamanho aproximado de um moderno celular touchscreen.
  5. Da carne. A carne deve ser colocada ao lado do fogo. A língua das chamas jamais devem lamber um costado de boi, por mais sedutor que ele seja. É o calor circular da churrasqueira que assa. O sal grosso deve ser passado com critério mesmo na picanha que já foi cortada, para protegê-la e mantê-la hidratada como um rosto de miss.
  6. Do tempo de assamento. Uma picanha na grelha fica pronta em 18 minutos. No espeto, de 12 a 15 minutos. (…) NÃO EXISTE costela 12 horas. Se ela assa por 12 horas, ela não assa; ela já foi cozida. Não é mais um churrasco (…). Uma janela de costela de cinco a oito quilos pode ser assada entre seis e oito horas.
  7. Do espetamento. Não deixe a carne solta no espeto. Penetre-a com vigor, simetricamente.

    Matéria publicada em coluna do jornal Zero Hora 08/09/2010 pelo colunista David Coimbra.

    Mas temos de anexar o 8º mandamento!!!!
  8. Um assador nunca deve ficar com "sede" em frente a churrasqueira. (portanto, cerveja caipira não devem faltar de jeito nenhum, a não ser que queiram correr o risco da carne queimar)

0 comentários: